Optogenética: como a luz pode controlar neurônios e o que o Nobel de 2026 tem a ver com isso

Postado em: 05/10/2026

Imagine se fosse possível escolher um grupo específico de neurônios no cérebro e dizer: “agora, vocês vão funcionar”.

E, alguns segundos depois: “agora, parem”.

Durante muito tempo, isso parecia algo distante da realidade. Hoje, uma técnica chamada optogenética permite fazer algo bastante próximo disso em modelos experimentais.

A ideia combina duas áreas que, à primeira vista, parecem não ter muito em comum: genética e luz.

E o reconhecimento da importância dessa descoberta veio de forma especial: em outubro de 2026, o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina foi concedido a Karl Deisseroth, Peter Hegemann e Georg Nagel por suas descobertas relacionadas aos canais iônicos controlados pela luz e à optogenética.

Mas como uma proteína encontrada em uma pequena alga acabou ajudando a transformar a maneira como estudamos o cérebro?

O que é a optogenética?

A optogenética é uma técnica que permite controlar a atividade de determinadas células usando luz.

Para entender como isso funciona, precisamos voltar um pouco.

Os neurônios se comunicam por meio de sinais elétricos e químicos. Quando um neurônio é ativado, ocorrem mudanças elétricas em sua membrana, permitindo que o impulso nervoso seja transmitido.

A optogenética introduz nas células uma espécie de “interruptor” molecular sensível à luz.

Esse interruptor é uma proteína chamada opsina.

Dependendo da proteína utilizada, quando determinada luz incide sobre a célula, ela pode ser ativada ou inibida.

É como se os pesquisadores conseguissem instalar um pequeno botão de liga/desliga em determinados neurônios.

Mas de onde veio essa ideia?

A história começa de uma maneira bastante curiosa.

Não começou estudando doenças neurológicas. Começou estudando algas.

Algumas algas unicelulares conseguem perceber a luz e se movimentar em direção a ela. Na década de 1990, o pesquisador Peter Hegemann começou a investigar como uma célula tão simples conseguia detectar a luz.

A resposta estava em proteínas especiais presentes em sua membrana.

Essas proteínas, posteriormente chamadas de canalrodopsinas, funcionam como canais que podem ser abertos pela luz.

Em outras palavras: a luz conseguia modificar diretamente o comportamento elétrico da célula.

O trabalho de Hegemann e Georg Nagel ajudou a revelar as propriedades dessas proteínas. Anos depois, Karl Deisseroth e outros pesquisadores ajudaram a transformar essa descoberta em uma ferramenta para estudar o sistema nervoso.

E foi aí que surgiu algo revolucionário.

Se um gene responsável por uma dessas proteínas pudesse ser colocado em determinados neurônios, esses neurônios poderiam passar a responder à luz.

Como a luz consegue controlar um neurônio?

Pode parecer complicado, mas o princípio é relativamente simples.

Uma das proteínas mais conhecidas é a channelrhodopsin-2 (ChR2).

Quando essa proteína é inserida na membrana de um neurônio, a exposição à luz azul faz com que o canal se abra.

Íons atravessam a membrana e o neurônio pode então ser ativado e produzir potenciais de ação.

Existem também proteínas que fazem o contrário.

Assim, dependendo da proteína escolhida, os pesquisadores podem:

  • ativar determinados neurônios;
  • inibir outros;
  • controlar a atividade de circuitos específicos;
  • observar o que acontece com o comportamento quando determinado circuito é ligado ou desligado.

E tudo isso pode acontecer em uma escala de milissegundos.

Essa precisão é uma das grandes vantagens da optogenética.

Por que isso foi tão importante para a neurologia?

Uma das maiores dificuldades da neurociência é entender a relação entre atividade cerebral e comportamento.

Imagine que um pesquisador observe que determinada região do cérebro fica mais ativa quando um animal sente medo.

Isso mostra uma associação.

Mas ainda existe uma pergunta importante:

essa atividade é realmente responsável pelo comportamento ou apenas acontece ao mesmo tempo que ele?

A optogenética trouxe uma maneira muito mais precisa de investigar essa relação.

Ao controlar seletivamente determinados neurônios, os pesquisadores conseguem perguntar:

Se eu ativar este circuito, o comportamento aparece?

E também:

Se eu desligar este circuito, o comportamento desaparece?

Essa possibilidade de testar relações de causa e efeito mudou profundamente a pesquisa em neurociência.

A técnica passou a ser utilizada para estudar circuitos envolvidos em memória, emoções, comportamento, movimento, epilepsia, dependência, depressão e diversas outras condições neurológicas e psiquiátricas.

É justamente essa capacidade de investigar o cérebro em nível de circuitos que está no centro do reconhecimento do Nobel de 2026.

Isso significa que já podemos tratar doenças neurológicas com luz?

Ainda não da forma como essa frase pode sugerir.

Esse é um ponto importante.

A optogenética já revolucionou a pesquisa científica, mas a maior parte das aplicações terapêuticas no sistema nervoso ainda está em fase experimental pré-clínica.

Transformar a optogenética de uma ferramenta de laboratório em um tratamento de uso amplo envolve desafios importantes, incluindo segurança dos vetores utilizados para a terapia gênica, controle da expressão das proteínas, resposta imunológica e desenvolvimento de dispositivos adequados, bem como entender a segurança nessa aplicabilidade. Ou sega, ainda temos um longo caminho pela frente.

Onde a optogenética já está chegando mais perto da medicina?

Uma das áreas mais avançadas é justamente a oftalmologia.

Em algumas doenças hereditárias da retina, como a retinose pigmentosa, os fotorreceptores responsáveis por detectar a luz são progressivamente destruídos.

Mas outras células da retina podem permanecer presentes.

Uma das estratégias estudadas é utilizar terapia gênica para fazer com que essas células remanescentes passem a produzir proteínas sensíveis à luz.

Assim, mesmo que os fotorreceptores tenham sido perdidos, parte da retina poderia recuperar alguma capacidade de responder à luz.

Essa abordagem já chegou a estudos clínicos em seres humanos.

Algumas terapias optogenéticas para doenças degenerativas da retina estão sendo investigadas em diferentes fases de desenvolvimento, e resultados de acompanhamento de longo prazo publicados em 2026 continuam sendo acompanhados com grande interesse científico.

A visão obtida por essas estratégias ainda é limitada e muito diferente da visão natural.

Mas o conceito é extraordinário: em vez de apenas tentar proteger uma célula que está morrendo, podemos tentar ensinar outra célula a assumir parte de sua função.

E a optogenética pode ser usada para tratar dor?

Essa é uma das áreas que mais chama atenção na pesquisa sobre optogenética.

A dor não depende de um único neurônio ou de uma única região do cérebro. Ela envolve uma rede complexa que começa nos nervos periféricos e envolve a medula espinhal e diferentes áreas cerebrais.

Na dor neuropática, por exemplo, alterações no sistema somatossensorial podem fazer com que estímulos sejam processados de maneira anormal.

A optogenética permite aos pesquisadores estudar esses circuitos com uma precisão que seria muito difícil alcançar apenas com estimulação elétrica convencional.

Em modelos experimentais, pesquisadores conseguem identificar determinados grupos de neurônios envolvidos na transmissão e na modulação da dor e testar o que acontece quando essas células são ativadas ou inibidas.

Isso pode ajudar a responder perguntas importantes sobre os mecanismos da dor neuropática e, no futuro, talvez contribuir para o desenvolvimento de novas formas de neuromodulação.

Mas é importante colocar os pés no chão:

a optogenética ainda não é um tratamento disponível para pacientes com dor neuropática.

Hoje, seu principal papel nessa área é científico e pré-clínico.

O que o Nobel de 2026 representa?

O Nobel concedido a Hegemann, Nagel e Deisseroth não representa apenas o reconhecimento de uma nova técnica.

Ele reconhece uma mudança na maneira como podemos fazer perguntas sobre o cérebro.

Durante muito tempo, a neurociência conseguiu observar quais regiões do cérebro estavam envolvidas em determinada função.

A optogenética ajudou a dar um passo além:

podemos manipular determinados circuitos e observar o que acontece.

Isso aproxima a pesquisa de uma compreensão causal do funcionamento cerebral.

E talvez seja essa a parte mais fascinante da história.

Tudo começou com uma pergunta aparentemente simples sobre como uma pequena alga percebe a luz.

Décadas depois, aquela descoberta se transformou em uma das ferramentas mais poderosas da neurociência e começa a chegar aos primeiros testes terapêuticos em seres humanos.

O futuro: controlar células com precisão

Ainda estamos longe de utilizar a optogenética como tratamento rotineiro para doenças neurológicas.

Mas essa técnica mostra como uma descoberta aparentemente básica pode, décadas depois, abrir caminhos completamente novos para a medicina.

Talvez ainda não tenhamos aprendido a “controlar o cérebro com luz”.

Mas já aprendemos algo muito importante:

a luz pode ser uma ferramenta para entender, com uma precisão inédita, como os neurônios conversam entre si e como esses circuitos dão origem ao que sentimos, pensamos e fazemos.

E esse é, sem dúvida, um dos motivos pelos quais a descoberta merece o Nobel de 2026.

Espero que tenham gostado deste tema que, apesar de fugir um pouco do padrão deste blog, também faz parte do meu propósito de compartilhar conhecimento sobre o cérebro e as doenças neurológicas.

Mais do que conhecer uma tecnologia fascinante, acompanhar os avanços da ciência nos permite vislumbrar novas possibilidades de tratamento e, quem sabe, no futuro, novas terapias para pessoas que convivem com doenças neurológicas e dor crônica.

A ciência avança passo a passo, e é justamente desses avanços que nasce a esperança de tratamentos cada vez mais precisos e eficazes.

E é esse também o propósito da minha prática clínica: acompanhar de perto os avanços da neurologia e da medicina da dor para oferecer aos meus pacientes tratamentos atuais, baseados nas melhores evidências científicas disponíveis e adequados às necessidades de cada pessoa. Não deixe de agendar uma consulta!

Dra. Tamara Pereira
Neurologista | Cefaleia e Dor Neuropática
CRM-SP: 183.780 | RQE: 91.010 / área de atuação 910101 – Dor


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.